TRANSLATE

13 de junho de 2016

Brasil - São Caetano Arraiá do Pedar Noturno

Pedal São Caetano Pedal Junino


Festa Junina
















Dança de Quadrilha











Música / Comida Típica






Passeio Ciclístico





















Mais Festa/ Comida / Bebida














Pedal São Caetano - conhecido como #pedalsanca o passeio ciclístico noturno da prefeitura de São Caetano do Sul sempre ocorre tradicionalmente as segunda-feiras à partir das 19:30pm no Espaço Parque Chico Mendes. Nesse mês de junho foi especial pois ocorre a Festa Junina.

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial(época em que o Brasil foi colonizado e governado porPortugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. DaFrança veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio daChina, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

Durante o #pedalsanca começou com muitas comidas típicas:

  • pé de moleque
  • paçoquinha
  • doces
  • salgados
  • curau de milho e canela
  • sucos
  • pipoca
  • amendoim
  • algodão doce
  • café...
Com música junina tocando todo momento e dança de quadrilha entre os participantes caracterizados com roupas xadrez e chapéu de palha... amplamente divulgado e registrado através de fotógrafos profissionais e até mesmo gravado por Drone!!! Teve até mesmo casamento caipira com noiva, padre, noivo e tudo mais... além de tudo isso com presença importante da comunidade política e vereador Roberto Proerd conduzindo os ciclistas junto à Guarda Municipal e Departamento de Trânsito percorrendo pedalando as vias da cidade e retornando ao Parque Chico Mendes para finalizar o passeio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...