TRANSLATE

2 de julho de 2016

Brasil - São Paulo - USP Universidade de São Paulo - 30km

USP Universidade de São Paulo
um dos locais mais conhecidos para 
praticar ciclismo na cidade!!!


Cidade Universitária
























USP - Universidade de São Paulo foi fundada em 1934, a cidade universitária possui toda infra-estrutura pública necessária para aprendizado e pesquisa científica. Além da cidade de São Paulo, há também "campus" da USP em outras cidades: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos... entre postos móveis e itinerantes.

Falar sobre USP é algo muito abrangente pois o campus é muito grande, possui um conglomerado de faculdades/cursos muito extenso, fui à USP exclusivamente para pedalar, então escreverei apenas sobre bicicleta relacionado à mobilidade na USP!!!



Hoje, a cidade de São Paulo não possui nenhum local apropriado para pratica de ciclismo profissional, porém a USP é único local da cidade que tem um "Velódromo" que foi construído para os jogos Panamericanos de 1975 e fechado em 1990, desde essa época não há uso para ciclismo!! Existe forte demanda por local de treinamento profissional na cidade de São Paulo, lembrando que o local que mais apareceu nas estatísticas do aplicativo de treinamento de ciclismo STRAVA2016 foi exatamente a USP na rotatória em frente ao prédio da Reitoria da Universidade. 




Aluguel de Bikes - há também gratas surpresas, tais como a implantação do sistema de aluguel de bicicletas do Pedal USP que criou toda a estrutura física e software para compartilhamento de bikes dentro do campus, auxiliando a mobilidade sustentável de energia limpa e renovável para alunos, professores, colaboradores do campus à partir de 2011.


Ciclovias - apesar de 2011 ciclistas terem sido sabotados com tachinhas espalhadas nos principais locais de treino e pratica esportiva ciclística no campus, ainda sim foram implantadas com sucesso plano cicloviário na USP que objetiva 26km de extensão total de percurso, mobilidade e segurança. Utilizei as ciclovias umas 4 vezes até hoje e não tenho do que queixar, o sistema é simples e funcional, a topografia do local ajuda bastante pois em sua maior extensão é plano... apenas com leves subidas quando pedalamos em direção ao HU Hospital Universitário e área da Faculdade de Biologia da USP... posteriormente coloco o mapa cicloviário que percorri.


Mapa Cicloviário USP


BRASIL - Praça Professor Rubião Meira - 100m
BRASIL - Praça Professor Jorge Americano - 100m
BRASIL - Praça Professor Alipio Correa Neto - 100m
BRASIL - Praça da Prefeitura - 100m
BRASIL - Praça Ramos de Azevedo - 100m
BRASIL - Praça da Reitoria - 200m
BRASIL - Praça do Oceanográfico - 100m
BRASIL - Av. da Universidade - 500m
BRASIL - Av. Professor Mello Moraes - 2000m
BRASIL - Av. Professor Lucio M. Rodrigues - 500m
BRASIL - Av. Escola Politécnica - 500m
BRASIL - Av. Professor Almeida Prado - 500m
BRASIL - Av. Professor Lineu Prestes - 2000m
BRASIL - Av. Professor Luciano Gualberto - 1000m
BRASIL - Rua do Matão - 500m
BRASIL - Rua do Lago - 1000m
BRASIL - Rua da Reitoria - 500m
BRASIL - Rua do Anfiteatro - 1000m
BRASIL - Rua da Praça do Relógio - 500m
BRASIL - Travessa A - 200m
BRASIL - Travessa B - 200m
BRASIL - Travessa C - 200m
BRASIL - Travessa D - 200m
BRASIL - Travessa E - 200m
BRASIL - Travessa F - 200m
BRASIL - Travessa G - 200m
BRASIL - Travessa H - 200m
BRASIL - Travessa I - 200m
BRASIL - Travessa J - 200m
BRASIL - Travessa L - 200m
BRASIL - Travessa M - 200m
BRASIL - Av. Professor Antônio Barros Uchôa Cintra - 1000m


Pense que da USP se formaram 12 presidentes do Brasil: Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Venceslau Bras, Delfim Moreira, Washington Luis, Julio Prestes, José Linhares, Nereu Ramos, Jânio Quadros, Fernando Henrique Cardoso... em outros segmentos da sociedade há uma lista enorme de pessoas públicas que contribuíram para o Brasil na política, economia, meios de comunicação, artes, música...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...