TRANSLATE

25 de novembro de 2011

Brasil - Estrada Real (Cunha-SP à Paraty-RJ) - 52km

Estrada Real (Cunha à Paraty): Viagem sensacional
avançando pelo caminho que já transportou muito minério e café.
























Joãozinho



Carta para minha esposa Cláudia


Já havia conhecido no passado Cidades Históricas em 1998 através dos Caminho dos Diamantes (.. devido a minha limitação para longas distâncias e sempre utilizando bicicleta dobrável aro 16 para fazer as viagens por causa da facilidade de coloca-la no ônibus ou barco se necessário).

Preferi fazer apenas o trecho final da Estrada Real nessa oportunidade, de Cunha-SP à Paraty-RJ. A Estrada Real foi criada oficialmente para transporte de minérios e posteriormente para escoar produção de café (pelo menos foi o que o historiador em passeio guiado me explicou).

A altimetria possui uma variação muito grande (muito sobe e desce). Fico refletindo quanto os tropeiros eram esforçados para fazer esse caminho carregando carga valiosa, exposto a uma série de riscos, inclusive de assalto. Pensando bem, viajando apenas como turista, sem levar muita coisa nos dias de hoje, parece até seguro pedalar pela Estrada Real.

Além de ter conhecido cidades mineiras, fiz o Caminho Velho da Estrada Real... tudo muito bonito, inclusive vi cachoeiras e quedas d'água de correnteza considerávelmente rápida... impressionante.


  Imagem - Offroad e Mitxplorer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...