A Virada ODS é a maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.
Apenas 1% da população brasileira conhece a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Enquanto não tivermos 99% da população consciente e engajada, não atingiremos os objetivos para 2030.
A Virada ODS representa uma “virada de chave” para a cidade de São Paulo rumo às grandes transformações necessárias para construirmos um futuro mais sustentável. Para sairmos do 1% ao 99% de conhecimento e engajamento cívico.
INSCRIÇÃO ONLINE ODS
Recebi o aviso do evento muito próximo da data pelo facebook... na mesma data muitos eventos ciclísticos simultâneos (passeio ciclístico Pé na Areia em São Vicente, pedal Seicho-no-Ie no Jabaquara em São Paulo e esse evento Virada ODS com passeio ciclístico)... optei por esse evento por ser mais "perto de casa", "gratuito" e com kit medalha.
Fiz a inscrição no site do evento organizado pela empresa Pedal Sampa SP, tudo simples e fácil... a retirada do kit com sacochila, camiseta foi no sábado um dia antes do evento no domingo... particularmente prefiro retirada do kit de manhã 1 hora antes do evento... mas eventos muito grande dessa forma, a estrutura montada no vale do anhangabaú gigante... com vários quiosques de apresentação das propostas da ONU para desenvolvimento sustentável, tenda da inscrição mediante doação de 1kg de alimento, palco com show musical, área vip privativa que utilizei, praça de alimentação com foodtrucks, foodcarts, onde comi um Acarajé incrível por R$30 feito por baianas de Canavieiras-BA, com certeza um dos 10 melhores acarajés que provei em quase 50 anos de vida.
Sim, encontrei meu amigo mexicano Lucho de décadas fazendo inscrição e pegando kit do passeio no sábado, ambos pedalamos de bicicleta dobrável no mesmo ritmo e cadência, temos perfil parecido de afinidades, assim fica muito mais fácil e prazeroso ir à esses eventos esportivos.
Após pegar o kit do passeio no sábado, voltar pra casa, decidi por retirar todos os acessórios da bicicleta dobrável: bagageiro dianteiro alemão ostand, bagageiro traseiro alemão para cicloturismo ostand, ciclocomputador, campainha gasta, paralamas traseiro, paralamas dianteiro, parafusos gastos e enferrujados toquei por novos, lubrificação e 1/4 de volta de aperto em todas as partes mecânicas móveis,calibrar pneus, retirada dos freios dianteiros deixando apenas o traseiro, limpeza e lavagem com produto específico de marca de todo quadro e partes de alumínio, lavagem do capacete... etc fiz bastante coisas para deixar a bicicleta dobrável o mais original, leve possível e limpa... qual o objetivo de ter uma bicicleta dobrável toda alumínio levissima cheia de acessórios que à tornam "pesada" ao pedalar?
Para ter uma idéia o peso original de fábrica são 10kg... como todos os acessórios a bike estava pesando aproximadamente 15km... agora com toda essa limpeza e retirada de supérfluos a bike pesa incrivelmente 8kg... o que tornou meu pedalar muito menos desgastante e não senti mais "arrasto" parecia que não pesava mais nada... e outra situação a gente envelhece, tem uma performance mais devagar, e menos é mais nesse caso... menos itens, menos manutenção, menos gasto, menos peso, mais performance, uma sensação de liberdade igual quando pedalava na infância pois utilizava bike "pelada" sem nada pois não tinha dinheiro na juventude... agora na vida adulta avançando para a terceira idade mesmo tendo todo recurso financeiro possível pra deixar a bicicleta dobrável do jeito que eu quiser com a quantidade de acessórios que já experimentei todos de cicloturismo... não quero mais um monte de coisas... quero a bicicleta limpa sem nada... somente a bicicleta dobrável, mochila e dinheiro no bolso...
CONCENTRAÇÃO ODS
PASSEIO CICLÍSTICO ODS
Passeio ciclístico ODS começou a concentração as 7h00am com saída pontual as 8h00am. Ainda houve entrega de kits remanescente durante aquela 1h de concentração para o pessoal que teve alguma dificuldade no sábado. No domingo do evento pedalamos por 7km, com aproximadamente 500 participantes que iniciou percurso no Viaduto do Chá em frente à Prefeitura da cidade de São Paulo, contornou o Shopping Light, Teatro Municipal, seguiu pela Av. São João até o viaduto, retornando pelo mesmo trajeto, virando na Av. Ipiranga, seguiu até a Praça da República no Edifício Itália, através da Barão de Itapetininga finalizou no Viaduto do Chá novamente em 40 minutos percorremos esse percurso com carro madrinha conduzindo, vi 2 quedas no caminho de ciclistas jovens inexperientes.
Após o passeio ciclístico, eu e Lucho ainda fomos pedalando até a feirinha da Liberdade, comemos um tempurá, suco de suchá e waffle com doce de leite, ficamos abastecidos com essa alimentação conforme as fotos acima. Depois pedalamos até a estação de trem da Luz e pegamos os trem até o Grande ABC onde cada um seguiu para sua casa... sensacional esse dia lindo de sol, céu azul, sem vento e 20-C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário