TRANSLATE

6 de setembro de 2021

Brasil - Ribeirão Pires - Pedra do Elefante 46km

 

PEDRA DO ELEFANTE


Pedra do Elefante é um mirante com 970m de altitude acima do nível do mar, com vista panorâmica privilegiada de toda região (Ribeirão Pires, Suzano e Zona Leste de São Paulo Capital). O local é bem divulgado desde os anos 50s, percebe-se claramente que a região era explorada no passado para estrativismo de pedras, granito, paralelos (Pedreira) e posteriormente a esse período, foi direcionado para turismo (trekking, mountain bike, rappel, esportes radicais...)

Sai as 4:00am. Clima de frio, chuva, vento... nada amigável. Já sai de casa consciente que poderia não aproveitar o potencial do local por causa do tempo ruim. Percorri de Santo André-SP à Pedra do Elefante em Ribeirão Pires-SP 23km por asfalto (fiquei 6 horas fora de casa)... somente nos últimos 2.000m que a via é de terra esburacada impraticável para pedalar... é como se a prefeitura tivesse rasgado a via com a retroescavadeira para passar tubos e não tivesse passado nada deixando tudo a céu aberto... é essa impressão de descaso que qualquer turista possui quando chega na região... local sem estrutura nenhuma para turismo no momento.


Note que a roda dianteira da bicicleta dobrável entra inteira dentro dessas ranhuras na via. Outra situação importante é a sinalização que apenas aparece à 2km do destino... depois disso não tem mais nada, totalmente recomendável levar o celular e utilizar o "google mapas" com a geolocalização ativada para encontrar facilmente a Pedra do Elefante... segue a Rua Malvinia Tavares direto subindo, único sítio com porteira de madeira vire a direita e siga até o fim... o ponto turístico estará a sua esquerda.



Se você for pela Rodovia Sapopemba, vai passar pela Águas Pilar, Hotel Pilar, Jd Iramaia, algumas indústrias, muitos sítios e chácaras para aluguel de festas... chegando na entrada do bairro 4-Divisão existe alguma estrutura mínima de comércio e presença pública (escolas, guarda municipal, UBS...) até esse momento somente asfalto e via de excelente estado de conservação... depois que entra no bairro que realmente a prefeitura tem que se dedicar mais a região.

Não recomendo de forma alguma a pessoa ir sozinha como eu fiz, muito pessoas te abordam no caminho e não é para ajudar, e sim para sondar... as poucas mulheres solitárias percebi que os homens "mexem" com elas com piadinhas e cantadas... oriento que ninguém vá sozinho ao local e se possível, vá em grupo ou pelo menos em dupla por motivo de segurança.... há muitos relatos de assaltos na região... fui ao local numa segunda-feira, um dia nada haver sem muita demanda de turistas... tinha somente eu de ciclista na Pedra do Elefante e 2 idosos caminhando na região... somente na rodovia Sapopemba alto fluxo de pessoas se exercitando que foi onde vi  muita abordagem aos turistas...

Hotel Pilar

Rio limpo que me refresquei

Região totalmente explorada "Pedreira"

...várias clareiras...



Fato positivo é programar a ida para período de verão quando a visibilidade é melhor, e se possível na primavera quando diversas árvores frutíferas ficam maduras e carregadas pois tem muitas durante todo trajeto, inclusive a beira da estrada na altura das mãos para coletar perto do acostamento e fora das propriedades particulares... achei bananeira, acerola, amoras, outros...








Não sei dizer se vale a pena retornar ao local, não sei se voltaria novamente... muito esforço para pouco resultado... ponto positivo: vista panorâmica do local, árvores frutíferas, fauna, flora... pontos negativos: falta de segurança, falta de estrutura, dificuldade da via para chegar ao local... fato importante é que nos últimos 2km fica tudo tão difícil e a inclinação da via varia entre 30- à 45- Graus, é muito íngrime tornando impossível pedalar subindo no fim sendo apenas possível descer e empurrar a bike... na descida com a idéia de downhill (montanha a baixo) parece bem agradável se você tiver nível profissional de pratica com ótima mountain bike pois local sempre úmido por causa da mata atlântica, cheio de pedras e declive muito agressivo, você pode escorregar e cair rolando até mesmo caminhando... quanto mais de bike... imagina eu com uma bicicleta dobrável aro 16"... risos.













Pedra do Elefante
pessoalmente realmente parece no formato
de um elefante, mas tem que ter criatividade!

Bastante fauna e flora, vi todos os tipos de bichos no local... vá no período diurno por questão de segurança... avistei: tucanos, tatus, borboletas, muitos pássaros, todo o momento têm barulhos de bichos vindo a mata, bom deixar a máquina fotográfica ligada direto no último kilômetro... principalmente se tiver uma lente boa vai captar bastante material legal...







Depois de chegar em casa, aquele banho e levei esposa e filha pra almoçar fora... muita fome depois desse pedal, evitando refrigerante... foi um dia bom ♡.



MAPA CAMINHO DO ELEFANTE

46KM IDA E VOLTA

FEITO EM 6 HORAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...