São Paulo-SP (Bairro da Liberdade): o local mais tradicional
da colonização do Japão na cidade de São Paulo, comidas típicas,
danças, cultura, arquitetura, identidade visual...
Praça da Liberdade
Monumento Japão x Brasil
Bonsai - Árvore Japonesa
Arquitetura
Cultura Japonesa
Artigos para presente
Roupa tradicional
Restaurantes
Restaurante Itiriki
É interessante quando acostumamos com a qualidade de um bairro as vezes nem dos damos conta de valorizar o que nos cerca... há muitas pessoas que vem de muito longe para experimentar a culinária japonesa e conhecer o Bairro da Liberdade em São Paulo-SP que começou sua história em 1905 com os primeiros emigrantes japoneses.
Sempre tive o hábito desde a década de 90 quando estudava no SENAI da Móoca de nas aulas vagas ou momentos de folga dos fins de semana em ir na Liberdade nas revistarias japonesas, servidas de mangás (desenhos estilo japonês), hentai (desenhos eróticos japoneses), muitas séries de desenhos, filmes completos... sensacional! Obrigatório mesmo é Museu da Imigração Japonesa, com certeza é necessário visitar o local para entender realmente a história da vinda do japoneses para São Paulo (quando fui custava uns R$5,00 e ficava na Rua São Joaquim, 381), o jornal local de maior expressão da colônia japonesa é o Shimbun.
Quanto a alimentação, vario muito o consumo pois amo peixes... mas dependendo do dia e do dinheiro disponível acabo comendo em locai diferentes. O comum era ir na Feirinha da Liberdade aos domingos depois da pedalada, tinha desde salgados no espeto até pratos bem diferentes que adoro comer tais como "codorna assada", polvo frito no espeto e doces de feijão preto. O diferente e mais caro quando estava com mais tempo durante o meio de semana era comer no Bentô (tradução seria algo como a marmita, o prato feito dos japoneses) ou no Itiriki (restaurante por quilo em frente à praça da liberdade) pois poderia me servir à vontade sem ficar esperando fazer o prato! Dentre as coisas que mais consumo: Sashimi (peixe cru cortado em fatias podendo ser salmão, atum...), Sushi (bolinho de arroz com legumes enrolado na folha de alga), Niguiri (bolinhos de arroz alongados preparados manualmente com peixe e alga), temaki (seria o primeiro fast-food do mundo: arroz, salmão, temperos enrolados numa grande alga em forma de cone), Guioza (massa frita com carne de porco dentro)... mesmo gostando de tudo, as vezes pedia a barca com um combinado envolvendo vários pratos típicos diferentes... muito melhor e mais caro!
Claro que há casas de jogos em locais discretos no prédios da liberdade "Pachinko", mas jogos de azar nunca me atraíram, nem dentro, nem fora do Brasil... mesmo cassinos legalizados nunca me chamaram atenção a não ser pela aparência das luzes neon, fora isso nunca quis entrar em um. Gosto muito das galerias da Liberdade, muitas lojas temáticas com produtos de marca japonesa e preços amigáveis em alguns casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário