TRANSLATE

7 de fevereiro de 2025

DESAFIO MANDALA 250KM



DESAFIO MANDALA 250KM: faz muito tempo que não aceitava um desafio virtual de pedalar 250km no período de um mês utilizando GPS e aplicativo STRAVA para marcar a distância e o tempo dos roteiros... até desacostumei!!! Nessa oportunidade foi dividido de forma semanal, na primeira semana percorrer 30km... segunda semana 50km... terceira semana 70km e na última semana 100km... totalizando 250km em 30 dias... geeennnnteee estou muito mais velho quase nos 50 anos, próximo dos 100kg de peso... pedalando uma bicicleta dobrável aro 16"... num período extremamente conturbado da minha vida quanto a falta de saúde pós-covid 2020, período de mudança financeira, pressão no trabalho entre a promoção do reenquadramento e o PDV, casamento, principalmente nas últimas 2 semanas muitas coisas na casa quebraram e precisou ser tudo consertado/manutenção (caixa dágua, encanamento, televisão, carro, gás, impostos, IPVA, IPTU, matrícula, escola da filha, etc)... período que estou concluindo um curso superior na faculdade EAD, fora que nunca vi em toda minha vida um período que choveu todos os dias do verão o dia inteiro com todos os dias chuva, trovão, vento de quase 100km por hora e quantidade de chuva acumulada entre 100ml à 180ml por dia!!! E para completar ainda estou de luto por morte de parente, sem sorriso ok.

Por todos esses motivos esse desafio mais o mais desafiador de todos pela combinação de dificuldades num mesmo período... mesmo já tendo percorrido desafios de maior distância como 600km por exemplo... esse realmente foi o mais difícil por tudo que estou passando na vida nesse momento. Utilizei a bike de forma aleatória como: ir ao trabalho, pedalar até a estação CPTM de trem, ir à padaria, na drogaria, no mercadinho, à escola... ao invés de percorrer longas distâncias no fim de semana "perdendo um dia de pedal", preferi pedalar de forma fracionada durante o dia a dia, pequenas distâncias, esforço médio, fracionando o esforço por causa da idade. Deu certo!!



Tenho utilizado a bicicleta dobrável aro 16" Graziella 1964, que tem se mostrado uma excelente e confiável veículo como sempre desde a infância... agora só esperar via correios a mandala formada por 4 medalhas para distância percorrida... estou muito satisfeito com o resultado por causa de minhas limitações. Não tenho mais a mesma performance da juventude.. todo desafio virtual, passeio ciclístico e cicloturismo é uma grande vitória daqui pra frente... tenho consciência que se com sorte tiver mais 15 ou 20 anos de vida pela frente será uma grande dádiva... aproveitar esse último período da minha vida como se todos os dias fossem o último dia!!!




Só para deixar registrado, sempre terminei esses desafios de longa distância culturalmente de uma à duas semanas antes do prazo... mas pela primeira vez terminei o último pedal faltando 3 horas para terminar o prazo numa noite de sexta feira, fugindo da chuva eminente... esforço mais sorte!!!

28 de janeiro de 2025

BRASIL - MAUÁ SP - Passeio Ciclístico Prefeitura de Mauá 16km

 

Passeio Ciiclístico Noturno

Prefeitura de Mauá SP


SPEEDS

AV PAPA JOAO XXIII






No caminho de casa pedalando até a Prefeitura de Mauá, passo pela ciclovia da Av. Papa João XXIII periodicamente... me surpreende a grande quantidade de "ciclistas speeds" que utilizam essa avenida e alças do rodoanel trecho sul para "treinar". 

Na verdade eles não são ciclistas de verdade, são pessoas mal educadas fantasiados de equipamentos caros... já faz anos!!! Explico os motivos dos quais o comportamento dessas pessoas faz com que a sociedade (pedestres, motos, carros, caminhões e ônibus) tenham ódio dos ciclistas comuns por causa dos "speedeiros"

● Educação: são pessoas mal educadas, quando são cumprimentados não respondem e nem cumprimentam ninguém, possuem visão distorcida de si mesmo e dos outros, entendem que sempre estão corretos e os outros errados, não levam em consideração nenhuma regra de convívio e leis.

● CBT Código Brasileiro de Trânsito: há uma ciclovia de 3000m na Av Papa João XXIII, mas os "speedeiros" não usam a ciclovia, preferem pedalar em pelotão se espalhando pelas duas faixas de rolagem tentando causar acidentes, fecham veículos, mudam de faixa sem sinalizar, causam consgestionamento, cercam veículos maiores e pesados em toda sua circunferência, forçam contato, pedestres dos condomínios andam na ciclovia, speeds não pedalam na ciclovia e prejudicam a avenida, calçadas vazias!!!! No Brasil todos os valores estão invertidos, todos contra todos.

● Comportamento: não são ciclistas, não são atletas, não competem, não são atletas... por que fazem tudo isso então? Por que gastam fortunas com roupa coladinha, sapatilha, alimentação, academia, bicicletas caríssimas, capacetes caros, aplicativos como Strava, pelotão de 30 ciclistas por noite afora colocando em risco as pessoas, etc??? Simples, pirâmide das necessidades de Maslow, as pessoas precisam de algo para realização pessoal, mostrar para seu raio social que é um "vencedor", "porte de atleta", "status", impressionar alguém... ou pelo menos acreditar que é tudo isso sendo que não é... é uma visão distorcida de si mesmo e da sociedade.

Após presenciar tudo isso a décadas e agora de forma mais aguda... fui pedalando até a Av Portugal em Mauá... encontrei o grupo de pedal da Prefeitura... 

















Fiz os meus 14km em paz... fomos pedalando até a Av. dos Manacás e voltamos a região central... da Rua Lazar Seagall pra frente já me desprendi e fui pra casa que é mais perto... também focado em completar um desafio ciclístico de 250km no próximo mês de fevereiro, mas esse assunto é para o futuro... importante é que estou voltando ao ritmo de longas distâncias, condicionamento físico e diminuir peso.... cicloabraços.








5 de janeiro de 2025

Brasil - Salesópolis SP - 90km

 

Salesópolis SP 90km

Recesso de fim de ano numa soma de 16 dias de folga remunerada pela empresa. Último domingo de folga da emenda de feriado Natal e Ano Novo, finalmente as chuvas de verão começaram e tive a sorte de um lindo dia de sol do começo ao fim...fiz o roteiro saindo de madrugada as 04h00am de casa em Santo André... seguindo a sequência de cidades: Mauá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e finalmente Salesópolis tudo pedalando a bicicleta dobrável aro 16¨... e na volta pedalando Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes pegando o trem CPTM integrando até Santo André novamente...

Foi um calor e sol de castigar, fiquei com a pele todinha vermelha igual um camarão... sentindo a idade chegar a caminho dos 50 anos... uma performance vergonhosa de 7km por hora... praticamente metade do caminho empurrando a bicicleta e a outra metade pedalando... alternando pedalada e caminhada para não "estourar" nada... 

Aproveitei para registar o máximo de ciclovias pelo caminho... faz uns 8 anos que não pedalava nessas cidades... pedalei pela região de Mogi das Cruzes ao cumprir promessa em Aparecida SP em 2013 encontrar o Papa Francisco... algumas pedaladas pelas ciclovias da região em 2013...mas muita coisa mudou desde os anos 80s quando ia ver meu Tio Roberto e essas cidades não tinham estrutura absolutamente nenhuma.... interessante pedalar sem GPS nem Google Mapas pelas cidades e simplesmente conhecer tudo de cabeça lembrando as dezenas de vezes que visitei o local na infância...

Depois de sair na madrugada do Grande ABC pedalando, passando pela Estrada dos Fernandes saindo em Suzano no Parque Max Feffer após muitas subidas e descidas... finalmente tudo fica plano... você já chega morto no meio do caminho... 












Depois de ver uma estrutura ciclística nova próximo ao centro de Suzano e depois da divisa com muito investimento em Mogi das Cruzes com retas intermináveis... muitas ciclovias novas mesmo... procurei registrar o máximo possível... conseguindo para no Parque da Cidade de Mogi e no Parque Centenário da Imigração Japonesa para usar banheiro, reabastecer água, me lavar e recompor... devo ter bebido uns 3 litros de águas em toda a viagem... foi muito cansativo dessa vez por falta de frequência de pedalar, vida sedentária, sobrepeso (100kg), má alimentação e pouco sono... combinação terrível!!!




Só fui conseguir chegar pedalando as 13h00pm da tarde morto de cansaço na entrada da Reserva Tietê em Salesópolis SP... aproveitei pra me banhar... tomar bastante água... tirar algumas fotos... a volta foi sofrível pois com tontura não sentia meus pés, pernas e joelhos... uma sensação que nunca senti em viagens... acho que estou ficando velho mesmo e percebendo que não dá pra fazer as viagens malucas que fazia na adolescência e juventude... o corpo não está mais aguentando longas distâncias... vou ter que recomeçar com pequenas distâncias até pegar resistência novamente antes de uma nova longa viagem... sem falar que estou com dores mesmo 3 dias após a cicloviagem... 

Poderia muito bem tem colocado a bicicleta dobrável dentro do carro e ter integrado modais.. mas não... o teimoso do velho quis provar a si mesmo que era capaz de viajar longas distâncias igual quando era jovem... grande erro!!! Agora voltar a "engatinhar" e pedalar aos poucos a noite... pra depois poder abusar mais fins de semana e feriados de 2025 que serão muitas emendas + feriados prolongados...











Rio Tietê, como pode um rio que nasce em Salesópolis SP uma altitude de uns 900 metros... e ao invés de desaguar no mar... corre para o interior de SP uns 1200km e desagua no Rio Paraná...!!! Fiquei bem feliz de me banhar no Rio Tietê limpo... conheço todo seu trajeto pessoalmente na maioria das cidades que ele avança... em outras décadas já fui em muitas cidades... quando vê o Rio Tietê sujo cheio de espuma e poluição dá até uma tristeza na capital São Paulo e cidades do interior... acredito que ainda vou viver para ver a grande maioria da extensão do rio limpa... assim como vi na nascente hoje.


CICLOVIAS NO CAMINHO

SUZANO



CICLOVIAS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...