O Dia da Bike foi promovido em duas oportunidades pela gestão do Partido Verde na cidade de Ribeirão Pires-SP, fui a primeira vez em 2009 e a segunda vez em 2010. Lembro que foram oportunidades bem distintas pois em 2009 fiquei quase o dia inteiro fora de casa, comi na rua e tudo mais pois estava somente namorando esse período e trabalhando na Vale do Rio Doce... Já na segunda vez que fui em 2010 eu estava recém casado, tinha acabado de viajar de bicicleta por Argentina, Uruguai e Paraguai... foram situações totalmente diferentes pessoalmente nas duas vezes que fui no evento...
Muito interessante que logo após o passeio ciclístico de uns 10km, todos se reuniam no Paço Municipal que não possuía as construções do Relógio Big Ben, nem tinha muro de ferro pois o local era aberto... foi a primeira vez que vi um ciclista praticando "bike trail" e fiquei fascinado... a bicicleta dessa modalidade era totalmente diferente, sem selim (banco) com o pneu um pouco murcho para facilitar as manobras e equilíbrio, o guidão da bicicleta de trail bem baixo para facilitar o movimento de arranque quando o ciclista vai empinar a bike ou tentar uma manobra que precise de força para "levantar a bicicleta no ar"... percebe-se claramente que é uma bicicleta preparada muito mais arrisca e de resposta mais rápida e imediata que uma bicicleta comum... muito legal mesmo!
Na segunda vez que fui no evento, minha esposa ficou lá esperando no fim e viu toda a apresentação junto comigo já sugerindo para irmos embora juntos... mal sabia eu naquela situação o que me aguardava para o futuro, pois ela não gosta de bicicleta! Minha esposa gosta de carro e não se conforma que eu goste de ir para os lugares de bicicleta... nós somos diferentes nesse aspecto. Nesses anos de 2009 e 2010 eu não tinha carro, somente ia para os lugares de bicicleta ou transporte público... somente vim a adquirir um Renault em 2012, e mesmo assim até hoje somente gosto de me locomover de bicicleta deixando o carro particular de lado... acho que usar bicicleta para mim é algo cultural!