TRANSLATE

11 de julho de 2015

Paraguai - Ruta da Fé Caacupe - 68km

 Ruta da Fé: de bicicleta partindo de Assunção até Caacupe
numa linda viagem de fé na visita do Papa ao Paraguai


 Autorização de visto prévio no site de migrações
do Paraguai com impressão antecipada e marcações
de fronteira na entrada e saída

















Ruta de la Fé - Já havia percorrido o Paraguai de "cabo à rabo" em 2010 e conhecido pedalando a Capital Assunção-PY com minha bicicleta dobrável e também Caacupé-PY, também havia tido o prazer de receber o Papa Francisco no Brasil na JMJ - Jornada Mundial da Juventude 2013 junto aos milhões de fiéis em Aparecida do Norte-BR. Mas conseguir reunir todas as experiências anteriores numa nova jornada de fé e amor através de uma expedição de bicicleta pelo Paraguai percorrendo 68km entre a Capital Assunção-PY e Caacupé-PY foi algo marcante e sensacional!

Para começo de conversa, o governo paraguaio não tem na história a tradição de receber grandes concentrações de milhões de pessoas, mesmo que já houve eventos como: Copa América de Futebol, Procissão de Romeiros à Basílica de Caacupe, entre outros... ainda sim, o Paraguai com o "slogan": "- Paraguai, coração da América do Sul!" começa a se preparar para uma evolução em termos de turismo colocando-se em processo de melhoria contínua, isso é admirável. 

Outro dado importante, é que o caminho da capital federal para a capital religiosa do país é cheio de sobe e desce e com muito romeiros fiéis pelo caminho a rodovia Rota 02-PY parecia mais segura por causa da alta concentração de pessoas no acostamento, o que torna no ambiente mais humano e seguro... uma enorme sinergia toma conta do país e das pessoas positivamente, todos sabem que é um fato muito especial receber o líder religioso Papa Francisco. 

Começando a peregrinação de Assunção-PY saindo o "TOA- Terminal de Omnibus Assuncion" que fica numa região limítrofe da cidade bem afastado do centro histórico foi simples e rápido chegar a saída da Rota 02-PY em direção à cidade de Caacupe-PY... percorri de bicicleta dobrável aro 16" todo os 68km em 5 horas de pedalada de forma objetiva, já conhecia o caminho e suas dificuldades topográficas...

Através do site do Departamento de Migrações do Governo do Paraguay, pode-se planejar a viagem do romeiro ao Paraguai inscrevendo-se no site, preenchendo o formulário, escolhendo as atividades que deseja participar da passagem dos 3 dias do Papa Francisco (10/07-sexta, 11/07-sábado e 12/07-domingo), imprimindo a guia de migração, e levando tudo para entrada e saída do país carimbando a guia impressa junto com o RG (Registro Geral) ou ainda utilizando o Passaporte Oficial Brasileiro. Além disso o site em espanhol do Governo deixa claro que o visitante romeiro tem visto de permanência no solo paraguaio iniciando 05/07/2015 até 20/07/2015 autorizado em acordo bilateral entre o Governo do Paraguay e o Governo Brasileiro. No site de relações diplomáticas do Brasil (Itamaraty) também houve 3 notas oficiais orientando os brasileiros que iriam encontrar o Papa Francisco viajando ao Paraguai recomendando sobre: documentos, hospedagem, comportamento, custos, seguro-viagem... tudo muito mais organizado nessa visita à América do Sul em comparação com última visita que havia ocorrido em 2013 (pois na #JMJ apenas o Sambódromo do Rio de Janeiro havia sido cedido para romeiros acamparem e nada mais tinha sido notificado oficialmente, nem organizado para receber os turistas...) então concluo que dessa vez foi bem melhor e mais organizado por parte da sede do governo paraguaio.

Uma emoção muito grande na chegada lotada do Papa, não dava nem pra tirar foto direito pois tinha realmente muita gente, e um assédio muito grande com todos tentando ficar próximos do Papa. Depois ainda tive que ir pedalando até Coronel Oviedo-PY onde há uma oferta de ônibus e linhas muito abundante para continuar minhas aventuras pela América do Sul retornando para a Argentina e percorrer a Ruta del Queso e a RYM Ruta Yerba Mate.

Deixo registrado que durante o dia da chegada do Papa, houveram vários eventos em paralelo acontecendo no mesmo fim de semana em Caacupe-PY, um deles era o "Encontro de Cicloturistas" do Paraguai chamado "BICIMANIA" organizado e promovido pela SENATUR (Secretária Nacional de Turismo do Paraguai), porém para participar efetivamente do evento e poder pedalar um grupo com o pessoal tinha um preço de 130.000 Guaranis (aproximadamente R$50,00) mesmo não participando formalmente pude trocar experiências e intercâmbiar muitas coisas com os participantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...