TRANSLATE

13 de julho de 2015

Argentina - Ruta del Queso - Suipacha 16km

Ruta del Queso: uma linda colônia agrícola próxima de
Buenos Aires com excelência na produção de 
leite e seus derivados, sensacional... 






















Ruta del Queso - Suipacha é um município que surgiu formalmente em função da vitória de uma Guerra entre Argentina e Bolívia. A rota do queijo é um projeto de promover a cidade, a cultura, a indústria, o comércio e o agro-negócio da região, a região é uma pequena cidade com menos de 10.000 habitantes de colonização espanhola Basca que recebe atualmente pouco mais de 1500 turistas por ano e vem crescendo gradualmente. 

A cidade não é barata! Ir de ônibus até a região saindo de Buenos Aires levando a bicicleta dobrável comigo foi a melhor escolha na oportunidade que tive de visitar e conhecer a cidade, pois apesar de pequena, a cidade não possui no momento transporte público e os pontos de interesse não eram tão próximos como parecia inicialmente. Um passeio guiado pela região custa em torno de 1200 pesos, o que é muito caro para mim, pois não pretendia pernoitar, queria apenas passar um dia agradável e retornar para meu planejamento de outras viagens sem perder a passagem por um local tão bom e pouco divulgado próximo de Buenos Aires. Eu não paguei pelo passeio guiado, tinha tudo planejando, inclusive o mapa em espanhol que havia separado pelo próprio site da organização indicando os principais pontos turísticos e locais de contato cultural, o único desapontamento é que não dá pra ter acesso ao interior da produção de derivados de leite sem pagar os 1200 pesos... então era somente conhecer, tirar algumas fotos e experimentar (pagar) por alguns produtos como os queijos regionais... os queijos da região de Suipacha são tão conhecidos na Argentina quanto os queijos de Minas (Serra da Canastra) no Brasil...  sem contratação prévia para visita guiada, não há muito o que fazer na cidade pois praticamente tudo gira em torno de dinheiro... mas ainda sim deu pra tirar algumas fotos dos pontos turísticos, comprar queijo e vivenciar a cultura local.

Os locais obrigatórios para visitação são: Cabaña Piedras Blancas, Femier Quesos do Campo, La Escuadra Criadero de Jabalies, Mirtilo Plantacion de Arandanos, Cabaña Crespusculos, Quesos de Suipacha - La Boutique de lo Artesanal é uma magnífica loja com produtos lácteos de altíssima qualidade e preço caro (um pedaço de queijo equivalente à uns US$10,00), puxa aí não dá né!!! Talvez estejam em busca de um determinado público-alvo de turistas de alto consumo ($$$), então esse preço caro induz o visitante a fazer o passeio guiado de 1200 pesos e alguns roteiro pagos à parte com degustação, outros roteiros de passeio no centro histórico, alguns roteiros pelas indústrias de processamento do leite e fazendas de criação de gado de corte, javali, boi, cordeiro... e tudo tendo que agenda previamente com antecedência, se você simplesmente chegar lá como turista com dinheiro no bolso e desejar fazer, certamente não haverá vagas no ato, somente agendando antecipado. Estou afirmando que o local vale muita a pena, mas somente para os endinheirados, pois os pobres mortais como eu farão somente uma cicloviagem simples de bicicleta, observando tudo ao redor com admiração, registrando fotos mas sem poder desfrutar praticamente nada, à não ser ir na "lojinha" de vendas de alimentos e comprar um pouquinho por um preço caro para consumo imediato... a distância da cidade de Suipacha-AR até Buenos Aires-AR é em torno de 130km, então dá pra ir de bicicleta também, porém escolhi de ir de ônibus na época até o destino acreditando que cidade teria muitas atividades que ocupariam meu dia para percorrer de bicicleta dobrável e voltar ao fim do dia de ônibus para capital no Terminal Retiro (Buenos Aires)... mas tudo bem, mesmo com custo elevado, valeu a pena conhecer a cidade do queijo na Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...