TRANSLATE

5 de julho de 2015

Argentina - Ruta de los 7 Lagos - 213km

Ruta de los 7 Lagos: A viagem de bicicleta mais 
emblemática entre cicloturistas argentinos pela
região dos lagos, próximo à Bariloche.























Ruta de los 7 Lagos - se você perguntar aos argentinos que praticam cicloturismo qual a viagem todos gostariam de fazer com suas bicicletas, 9 em cada 10 responderá que é a Rota dos 7 Lagos!!! Por quê? Porque é maravilhoso, o clima frio, as paisagens como se a pessoa estivesse dentro de um filme de tão perfeitas, existe a integração total entre o ser humano e natureza e com certeza ultrapassa as expectativas positivamente em viagem e infra-estrutura para pratica de cicloturismo.

Iniciando em San Carlos de Bariloche no fim do inverno/começo da primavera não poderia ser a época do ano mais desafiadora para percorrer tal destino, a rota começa oficialmente na Villa La Angostura e vai por estradinha de rípio até San Martin de Los Andes, fiquei muito preocupado com a performance da bicicleta dobrável aro 16" pois já tive outras experiência com a bicicleta em terrenos que exigiam muito do equipamento e fico com receio de quebrar, ou regulagem mecânica falha por causa do excesso de vibração, com certeza foi a viagem de bicicleta onde mais houve quebra de acessórios e componentes...

Pra começar, logo nos primeiros quilômetros por causa do piso irregular quebrou o parafuso esquerdo que fixa o bagageiro traseiro na bicicleta, por muita sorte ouvi meu amigo Vanderlei J. Torroni e levei as cintas plásticas para ajudar o bagageiro a fixar e também tinha parafuso/porcas/arruelas reservas comigo, imagina levar 15kg no alforge traseiro + 15kg na mochila nas costas + barraca de 2kg + ciclista Joãozinho peso 90kg + 12kg da própria bicicleta e tudo balançando pedalando no rípio com risco constante de quebra, somente a paisagem maravilhosa para compensar o desafio!!!

Além da quebra referente ao item bagageiro Ostand traseiro, após 135km do primeiro dia dormindo acampado, outras coisas foram acontecendo... no decorrer do segundo dia de viagem o Pedal Dobrável direito quebrou o "miolo" do pedal... isso mesmo: "- A parte mecânica do pedal não aguentou, quebrou o miolo"... pra resumir tive que comprar um par de pedais usados de nylon ao custo de US$10,00 de uma bicicleta velha sem valor comercial rosca grossa e completar a viagem com eles... impressionante, eu não sabia que minha bicicleta dobrável não estava preparada para percorrer tal percurso, mas mesmo assim eu completaria nem que tivesse que empurrar, não há vergonha nenhuma nisso, apenas desgaste!

Distâncias da Ruta 7 Lagos

Bariloche >>> 75km >>> Lago Nahuel Huapi >>> 9km >>> Villa La Angostura >>> 17km >>> Lago Espejo >>> 10km >>> Lago Correntoso >>> 25km >>> Lago Falkner (Camping Pichi Traful)  >>> 10km >>> Lago Villarino >>> 17km >>> Lago Machonico >>> 25km >>> Lago Lacar >>> 5km >>> San Martin de los Andes =  SUBTOTAL 193km + 20km de desvios no caminho = TOTAL 213KM

Outro fato importante, é que nosso amigo "rípio" fez meu tênis "Nike" descosturar entre o tecido e a sola bem no calcanhar do pé direito, o que me fez parecer um mendigo e ainda passar frio... estava usando quatro camadas de roupas, 3 camadas finas e uma blusa grossa por cima, mas nem mesmo isso fez com que me esquentasse optando por comprar um agasalho local bem caro... não conseguia segurar a manopla do guidão direito, não conseguia pedalar direito, não conseguia respirar o ar congelado direito, não conseguia fazer nada direito no frio... estava me sentindo um menino de 5 anos que tinha acabado de aprender a pedalar com movimentos duros do corpo, tentava pedalar num ritmo que permitisse não sentir frio, nem suar à uma média no ciclocomputador de 12,7km por hora da cadência numa bicicleta sem marchar de roda pequena carregado de peso no frio, está ótimo!

As paisagens sim são fatos marcantes que valeram a pena, conversando com locais que Walt Disney criou seu personagem "Bambi" aqui em Bariloche inspirado na beleza de fauna e flora. No primeiro dia pedalei 136km e pernoitei no Camping Pichi Traful próximo ao Lago Falkner... e no segundo dia sim consegui completar o roteiro. O 7 lagos oficiais da rota na sequência de pedalada são:

Lago Nahuel Huapi
Lago Espejo
Lago Correntoso
Lago Falkner
Lago Villarino
Lago Machonico
Lago Lacar

Há outros lagos que excedem o roteiro, mas você pode desviar para percorrer e conhecer também:

Lago Traful
Lago Escondido
Lago Hermoso
Lago Meliquina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...