TRANSLATE

21 de setembro de 2014

Bike Trailer de Carga (fiz na garagem de casa, modelo "Família") - reboque para bicicleta

Bike Trailer de Carga Dobrável, feito de forma amadora
na garagem de casa... fiquei feliz!


Bike Trailer de Carga
Modelo Família 02
(implementado, com engate mais robusto
seguindo a orientação de amigos/ciclistas
e com mais acabamento)















Bike Trailer de Carga
Modelo Família 01
(com erros no engate, sem acabamento,
limitação nas curvas...)














Estava pesquisando um bike trailer de carga para comprar há muito tempo (uns 3 anos mais ou menos)... porém percebi que são reboques de ótima qualidade, com preço muito alto para mim e com certeza para a maioria dos ciclistas brasileiros fora da realidade financeira, pois muitas vezes é um acessório mais caro do que a própria bicicleta, custam no mínimo uns R$800,00 (produto + frete).

Apenas resolvi fazer pois tornou-se uma opção de solução em viagens e o custo de produzir foi muito menor e mais sedutor do que comprar um novo de marcas conhecidas:









Processo de Construção Caseira - Comprei um bagageiro de R$20,00... raiei uma roda aro 16", com câmara e pneu mais uns R20,00 de custo... somando R$7,00 da tinta spray branca para combinar com minha bike e alguns gastos com parafusos e porcas, iluminação à pilha ... com certeza o custo total não chegou à R$75,00... ainda quero implementá-lo colocando pára-lamas, bandeirola, refletores dianteiros brancos e traseiros vermelhos, refletor na roda... porém já é um começo... ainda preciso testá-lo alguns quilômetros pedalando em rodovia... muito legal. O que justifica os bike trailers do mercado terem um preço final tão elevado?

Pensei num nome para batizá-lo, vou dar o nome oficial de "Bike Trailer de Carga modelo "Família". Além de dar uma sensação que carrega bastante coisa e confiança... ainda em analogia, muitas pessoas sempre dão valor à família, é tão importante numa viagem de bicicleta saber que se pode confiar na família, e mesmo no aspecto motivacional num momento de decisão é importante (tanto o bike trailer levando alimentos, roupas, camping, água, kit reparo... quanto na vida pessoal ...).

Estou aberto à sugestões para implementação desse bike trailer de carga. Tenho total consciência que um bike trailer feito na garagem em casa como esse tem uma capacidade de carga menor, testei o peso e recomendo usar para transportar até 30kg... o que pra mim, é muito mais do que preciso, sendo a estrutura dele bem leve e dobrável!!!

Atualizando, o primeiro bike trailer de carga modelo Família 01 teve apenas 72 horas de vida, pois ele foi reprovado no teste prático por mim mesmo!!! Ele apresentou falhas durante as curvas com limitação de ângulo para fazer direita/esquerda... e também havia limitação de carga devido ao engate fino, maleável e frágil... mas eu não me abati não!

Prontamente nessa noite, trabalhei por 2 horas afim de consertar e corrigir tudo conforme fui orientado pelos amigos ciclistas que me retornaram rapidamente por escrito, pessoalmente e por fóruns de discussão após eu apresentar o fato e testar...e o modelo Família 02 ficou um sucesso com tudo o que foi orientado pelos amigos e corrigido... mas não vou apagar o histórico do modelo -01 que falhou, nem do modelo -02 que ficou perfeito pra mim... pois ambos foram um grande aprendizado e podem servir para outros ciclistas que também queiram fazer um bike trailer de carga... para ter uma referência do que não fazer e do que fazer!!!

Com todo o respeito, nós brasileiros somos capazes de produzir equipamentos e acessórios de cicloturismo de qualidade igual ou melhor que os importados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...