TRANSLATE

25 de abril de 2015

Brasil - Rota do Cambuci - 53km


 Rota do Cambuci:

São Paulo (Bairro do Cambuci)










Paranapiacaba



 Antigo Clube Lyra Serrano - 1907

 Atual Clube Lyra Serrano

Antigo Mercado - 1899

Avenida Fox

 Casa Fox

 Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba - 1884

 Comércio Paranapiacaba

 Museu Castelo (Castelinho) - 1897

 Museu Funicular - 1901

 Passarela Metalica - 1899

 Patio Ferroviario São Paulo Railway 1867

Relógio da Estação Jonnhy Walker 1898

 Rio Reservatório São Paulo Railway

Vila Martin Smith

Vila Velha


Joãozinho




Roteiro: São Paulo (Bairro do Cambuci) >>> 16km >>> São Caetano do Sul >>> 8km >>> Santo André (Centro) >>> 8km >>> Mauá >>> 8km >>> Ribeirão Pires >>> 5km >>> Rio Grande da Serra >>> 12km >>> Santo André (Paranapiacaba)

Rota do Cambuci: é um projeto de Circuito Turístico em conjunto com preservação da Mata Atlântica e investimento no Agronegócio Familiar. Durante o planejamento enviei um e-mail para o site da organização da rota solicitando o mapa do roteiro, porém informaram que ainda está em fase de conclusão, porém ele possuem o mapeamento de todas as cidades envolvidas com a programação durante todo o ano, pois trata-se também de uma festa itinerante pelos municípios: São Paulo, Mogi das Cruzes, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Natividade da Serra, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga...

Nessa viagem especificamente, como estava ocorrendo o "Festival do Cambuci", pedalei de São Paulo (Bairro do Cambuci) até Santo André (Paranapiacaba)... então deu pra aproveitar um pouco de turismo histórico no bairro do Cambuci, fazer a viagem de bicicleta e degustar coisas boas e diferentes no festival em Paranapiacaba.

No evento foi sensacional, pois utilizaram o Mercadão de Paranapiacaba para os expositores apresentarem as novidades, prato típicos à base de cambuci, artesanato... fora apresentação musical e cultural nos arredores do centrinho do distrito... muito legal. O bairro do Cambuci é um dos locais que recebeu muitos emigrantes italianos nos núcleos de emigração, é uma história muito bonita do bairro realmente, inclusive na praça central no Largo do Cambuci há uma árvore do fruto muito bonita preservada, com certeza uma das pouquíssimas remanescente no bairro.



Cambuci


Paranapiacaba "lugar onde se vê o mar" é um lugar que eu nunca canso de ir pedalando. Todas as vezes que planejo uma longa viagem de bicicleta e quero testar o equipamento, é a cidade que escolho pra ir pedalando e saber se a bicicleta realmente aguenta uma situação normal de pedalada, pois Paranapiacaba possui subidas e descidas, névoa ao amanhecer, sol próximo do 12:00am e chuva com vento a tarde invariavelmente esse roteiro. A arquitetura vitoriana inglesa me agrada muito, Paranapiacaba é um Distrito da cidade de Santo André-SP onde moro e sei que se acontecer algo errado, sempre há condução pra casa.

Em dias de céu limpo dá pra ver o mar... afinal é região da serra do mar. Tem muitos atrativos como o Parque Serra do Mar, Pontos Turísticos, Museus, sempre há muitos visitantes na região.

Somente quando tem que sair da Igreja lá no topo da Vila para a parte baixa, é melhor descer desmontado, a não ser que a pessoa seja muito boa de "Down Hill". Mesmo sendo tudo de paralelepípedos (paralelos) é um lugar gostoso de pedalar... sempre pedalo sozinho para Paranapiacaba e aceito convites de pedalar em grupo para a vila de colonização inglesa.
  



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...