TRANSLATE

22 de setembro de 1981

About Me - Sobre Mim



1981 - Joãozinho

 1981 - Walter (pai) e Joãozinho

 1981 - Maria (mãe) e Joãozinho

1981 - Joãozinho

1991 - Elisabeth (irmã mais velha), Joãozinho e Mariana (irmã mais nova)

2009 - Cláudia e Joãozinho, jovens e noivos na época

2013 - Joãozinho, filha Melissa e esposa Cláudia

Atual - Joãozinho



Joãozinho

Meu nome é João Rodrigo Campos, nasci em São Bernardo do Campo-SP no ano 1981. Formado em Administração de Empresas pela UNIA em 2000 e através da FIRP em 2004, também efetuei Pós-Graduação em Gestão Empresarial da UNIABC em 2008. Trabalho como Servidor Público na área administrativa. Sou casado, pai, muito feliz e realizado (pessoal, acadêmica, profissional e financeiramente).

Trabalho de segunda à sexta. Quando surge uma folga de fim de semana, feriado ou férias da empresa é o tempo que possuo para viajar de bicicleta (baixo custo, fácil manutenção, saudável, não polui...). A bicicleta me possibilitou ter uma mobilidade e uma relação de benefícios (tempo x espaço x custo)  muito atraente, utilizo bicicleta dobrável desde a década de 80 integrando a outros modais quando necessário. Quando quero viajar de bicicleta longas distâncias: trabalho, guardo dinheiro, planejamento, faço a viagem, registro o possível e compartilho posteriormente.


Blog

Qual o objetivo desse Blog?




Planejamento


Sempre que escolho uma cidade ou trajeto que me agrade pedalar. Tenho afinidade com locais de colonização estrangeira, roteiros mapeados e internacionais... mas valorizo também as ciclovias e viagens regionais! Meu plano de viagem pragmaticamente consiste nos seguintes passos:

01. Identificar se quero fazer uma viagem de curta de fim de semana ou até mesmo 1 dia (cicloviagem) ou uma viagem longa de muitos dias (cicloturismo)

02.  Levantar dados básicos: calcular distâncias, mapear altimetria do caminho (subidas e descidas), tempo necessário para a viagem,  pesquisar sobre a(s) cidade(s) em internet, amigos, cicloturistas, blogs, internet, guias de viagens, livros, listas de discussão sobre viagens...

Fico atento aos relatos de outros viajantes, pois costumam ser úteis e tem muita qualidade de detalhes. Para viagens longas de cicloturismo, tenho o hábito de iniciar minhas pedaladas de madrugada as 05:00am e terminar sempre antes de anoitecer umas 17:00pm para aproveitar o máximo o período de luz do dia evitando pedalar à noite. Viagens curtas de fim de semana, ou feriado sou mais maleável com horários e alimentação pois tenho consciência que será uma experiência mais rápida e dinâmica.







Roteiros e Destinos

A maior parte do tempo numa viagem de bicicleta passo sozinho na estrada pedalando, e muitas vezes não é perfeito! Em rodovias, vias arteriais e trânsito rápido a atenção deve ser redobrada. Muitas vezes escolho caminhos tranquilos que evitem passar por grandes cidades acima de 300.000 habitantes. Gosto de desbravar cidades e locais poucos conhecidos, cidades incomuns e áreas que não têm muita informação disponível. Já tive o prazer de pedalar muitos roteiros de cicloturismo (relatos, mapas, fotos, altimetria...) porém há muitos roteiros mapeados nacionais e internacionais para você pesquisar e percorrer de bicicleta:

Nacional

Caminho da Luz
Caminho do Sal
...e muito mais.


Internacional 

Carretera Yungas - Estrada da Morte (Bolívia)
Reduções Jesuitícas (Brasil - Argentina - Paraguay)
... e muitos outros.


Equipamentos / Bagagem

Ao contrário do que muitas pessoas me perguntam pessoalmente e por e-mail, os equipamentos para viagens de bicicletas devem ser simples e de manutenção simples. Utilizo bicicleta dobrável para viajar pois sei que tenho a opção de integrar com outros modais (barco, ônibus, avião, trem...) de forma rápida e segura. 


Bicicletas que utilizo para passeios ciclísticos e eventos de dobráveis:





Bicicleta que utilizo atualmente para cicloviagens e cicloturismo:



Bike Trailer de Carga, modelo Família 2014


Como pode notar, utilizo equipamentos diferentes para objetivos de viagens diferentes... dependendo o roteiro utilizo até mesmo pneus lisos de asfalto ou de cravo para pedalar em estradinhas de terra, barro, pedras, cunhais, rípio, grama, paralelepípedos, paralelos...

Para viagens de bicicleta utilizo alguns itens/acessórios: 

Ciclocomputador - marca distância percorrida parcial, percorrida total, velocidade, calorias queimadas, hora, tempo de viagem...);

Kit elétrico - lanterna dianteira, pisca traseiro...;

Mochila, Bolsas e Alforges - necessário para carregar itens de viagem, higiene pessoal, roupas, equipamento de manutenção básica, barraca de camping, garrafinha de água, comida... há muitas marcas boas de alforges para bicicletas (Ararauna, Roswheel, Topeak, Pró-Bike, MSX, Btwin...)

Equipamento de Segurança - capacete, luvas, equipamento obrigatório na bike pelo CBT Código Brasileiro de Trânsito (refletores, retrovisor...)

Bagageiro/Bike Trailer - muitos ciclistas sempre vão discutir e questionar qual melhor plataforma para levar sua bagagem, pois afirmo que ambas as formas são muito eficientes sempre observando a distância da viagem, o terreno e quantidade de bagagem. O bagageiro traseiro e dianteiro são ótimos tanto para viagens curtas quanto longas, porém o bike trailer é mais indicado para viagens longas por causa da grande capacidade de peso.


Preparo Técnico

Ninguém precisa ser um mecânico profissional para garantir o sucesso da conclusão de uma viagem de bicicleta, porém um bom conhecimento básico de mecânica de bicicletas pode ser muito útil durante uma longa viagem!!! É comum o ciclista ter problemas em viagens de bicicleta seja elas curtas ou longas, mas a ausência de uma Bicicletaria, o isolamento durante alguns caminhos e a necessidade de manutenção corretiva podem pegar desprevenido o ciclista do mais novato ao mais experiente.

É interessante sempre levar consigo um kit reparo afim de consertar um pneu furado, regular os freios, regular as marchas, emendar uma corrente rompida... enfim situações reais de quebra que pode influenciar em perda de tempo na viagem e devem ser encaradas com naturalidade pelo viajante de bicicleta, pois é algo comum à todos.

Ideal também em viagens longas levar um kit primeiros-socorros básico, com esparadrapo e remédio para machucados simples, pois ralados e pequenos cortes também podem acontecer...


Comunicação / Segurança

É impossível que ninguém fique preocupado com sua ausência durante viagens de bicicleta, passeios ciclísticos, eventos... importante manter o celular ligado, sempre deixar pelo menos um parente avisado da sua saída, qual destino e quanto tempo vai demorar (horas ou dias) e combinar de entrar em contato de tempos em tempos para não deixar ninguém que te ama preocupado. Eu por exemplo costumo colocar as postagens na internet para comunicar, mas rotineiramente utilizo as mensagens de texto do celular, telefonemas, e-mails e googleplus para avisar uma vez por dia onde estou, o que já fiz e o que pretendo fazer durante uma viagem de bicicleta para minha esposa.

Sempre levo dinheiro vivo espalhado no corpo, pois pode acontecer de ser assaltado ou roubado durante a viagem e é preciso recursos para voltar para casa! O máximo que já aconteceu comigo foi roubarem o celular durante uma viagem... já aconteceu de roubarem um bicicleta minha no passado... já ficou muitos anos sem acontecer nada... já ocorreu de tudo... tem gente que é azarada e dá tudo errado... tem gente que é discreta, sortuda e nunca acontece nada de errado... enfim não use os exemplos dos outros, apenas use roupas discretas, bicicleta simples e sempre tenha uma reserva escondida em dinheiro para emergências. Já vi alguns ciclistas/bicicletas/capacetes terem estampado o tipo sanguíneo na lateral do equipamento, uma ótima idéia simples em caso de acidente.


Preparo Físico

Conheço amigos que fazem academia. Conheço amigos que simplesmente pedalam dia sim, dia não. Tem de tudo! Eu pedalo umas 2 à 3 vezes na semana, depende do clima, tempo, vontade, excesso de trabalho, excesso de estudo, horários com a família, e muitos compromissos... mas sempre pedalo, mesmo com muitas atribuições da vida adulta! Fim de semana, domingo de manhã, feriados... adoro pedalar nesses períodos citados. Quando têm férias de 20 ou 30 dias do trabalho fico muito feliz, pois sei que vou destinar muitos dias para viajar de bicicleta e dedicar à ficar com a família também. É uma arte conciliar tudo... tem ciclista que tem todo tempo do mundo, aproveite seu tempo disponível! Eu tenho tempo somente em situações específicas, e o utilizo da forma mais eficaz possível! Aproveite seu tempo, viaje, pedale, tenha experiências diversas, viva a vida!

Procuro me alimentar bem diversificado em qualquer situação: peixes, fibras, sucos, refrigerantes, carnes, grãos, massas, doces, salgados... durante viagem não cozinho e não levo equipamento de cozinha... em viagens de bicicleta sempre compro a comida pronta, é mais prático para mim e me possibilita experimentar a gastronomia local, fique disposto a sempre absorver a cultura local, mesmo que ela seja diferente da sua... é sensacional! 

Quanto ao sono, gosto de acampar... me faz bem o contato com a natureza e desligamento total da minha realidade da cidade grande num ambiente de paz e energia positiva misturando flora e fauna. Quando posso financeiramente, me hospedo em hotel e albergues... o hotel quando preciso descansar verdadeiramente por causa de alguma parte do meu corpo de dói... o albergue quando quero me misturar no meio da cultura local e conhecer novas pessoas/amizades.





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...